domingo, 1 de novembro de 2009

Seção Cult: Os Sítios de Relacionamento


O Homem Do Canadá está sempre por aí, na net, aprontando, desaprovando, entrando e saindo, entrando e saindo, e por aí mais ou menos isso tô in, bloggado, logado, conjugado. Nada de excepcional, muita gente navega em sua jangada por esse infomar.
Todavia, no intuito de compartilhar tais experiências, resolvi tecer algumas conjecturas a cerca dos sites de relacionamento (no sentido exato da palavra, com direito a brigas, amizades, discordância e até taras para os mais afoitos). Em destaque nessa postagem, os 3 sítios principais: Facebook, My Space e Orkut.
FACEBOOK: De longe o melhor, pois além de ser mundial, há um infindável número de aplicativos pro pessoal que gosta de fazer suas graças. Há um considerável número de grupos para que o usuário possa escolher e, se não encontrar o grupo desejado, é muito fácil criar um grupo novo, com a vantagem de que gente do mundo inteiro poderá entrar. Não rola anarquia, é relativamente fácil encontrar seu artista favorito e pedir para ser adicionado, o visutal é simples pois o site não é carregado. Desvantagens: embora tenha bate papo on line, o canal de mensagens normal pessoa a pessoa não é de uso muito prático. É preciso também ter algum conhecimento de língua inglesa para navegar no sítio.
ORKUT: Embora muito popular no Brasil, o principal defeito do Orkut é a anarquia que rola no site, com inúmeros perfil fakes, comunidades depreciativas, usuários irresponsáveis. É fácil montar uma comunidade, mas difícil é conseguir um bom número de membros pois as muitas comunidades já existentes em relação ao quantitativo de usuários faz com que poucos se interessem por novas comunidades, pois já estão satisfeitos com aquelas que possuem ou preferem as mais antigas e numerosas - nem sempre as melhores! Na postagem de fotos, ganha na rapidez em relação ao Facebook, mas perde no quesito aplicativos (quantidade e qualidade).
MYSPACE: Muito usado por bandas ou artistas em geral em busca de divulgação fácil e barata, o principal pecado do My Space está no seu visual: o site exagera na dose e se torna muito pesado, independente de se ter ou não banda larga. É muito fru-fru, entende? Não precisa daquilo tudo pra ser um sítio legal. A comunicação pessoa a pessoa também não é grande coisa e é difícil encontrar grupos realmente interessantes. Predominam os artistas desconhecidos que, aliás, costumam estar ali a toa pois quase ninguém os vê - a não ser que usem ferramentas da mídia tradicional, pois nesse caso, o perfil pode realmente decolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário