quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Seção VIRABREQUIM: Dicas Para Conservação Do Seu Carro - 1ª Parte


Dica nº1 - Nunca descuide dos 4 elementos primordiais para o bom funcionamento e durabilidade de seu carro:
- Troca de óleo (nunca permitir que passe dos 5.000 km sem trocar);
- Filtro de Ar (muita gente não dá a devida importância, mas um filtro de ar sujo é um veneno para o carro);
- Sistema de arrefecimento (sempre com aditivo apropriado ao seu carro, nunca somente água e, sempre que possível, com a devida limpeza e manutenção de todo o sistema);
- Combústivel (encontre um posto de sua confiança e, se possível, abasteça somente nele. Combustível adulterado para o carro é como leite com arsênio para nós - em pequenas doses, vai matando aos poucos, sem que se perceba fácil seu efeito).

Dica nº2: Em dias de chuva, pode ocorrer seu acúmulo de água no console de encaixe da bateria quando este se encontra acima do painel corta-fogo. Com o tempo, a lataria apodrece e começa a entrar água aos baldes na parte interior do carro, principalmente no lado do carona. Para evitar o problema ou que este evolua, o ideal é estacionar o carro nas ladeiras com o lado do motor sempre voltado ao declive e o porta-malas na parte mais alta, de maneira que a água da chuva bata sobre o capout e no lugar de penetrar e se acumular, desça ao longo das calhas laterais do motor e vá embora, evitando assim seu acúmulo e posteriores problemas com oxidação.

Dica nº3:
Nunca dê aquela "acelerada" na hora de desligar o seu carro. Isso pode danificar o sistema de carburação ou injeção ao longo do tempo. Essa prática era muito comum nos carros antigos com motor de dois tempos, como os DKW, e acabou virando um hábito entre os motoristas mais velhos. O custo pode não compensar a irrisória contribuição desta prática. Se não quer ter problemas, não o faça.

Dica nº4: Evite usar as palhetas do limpador de pára-brisa por mais de 1 ano. Troque-as uma vez por ano. Assim vc evitará riscos no pára-brisa, ganhará melhor visibilidade em dias de chuva e poderá, inclusive, evitar algum acidente. Dica barata e necessária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário