quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Campeonato Carioca 1989: Fenômeno Mesmo Foi Ser Campeão Carioca Em Cima Do Flamengo!



Meados de 1989, Campeonato Carioca, decisão. Lá estava o Botafogo na grande final disputando o torneio contra o Flamengo, justo o Flamengo, após 21 anos de jejum de títulos. Aí de repente, não mais que de repente, gol de Maurício e o Botafogo fica na frente do placar até o final da partida, vencendo o Flamento por 1x0. Não se faz necessário mencionar a festa da torcida auvi-negra, que se complementou 6 anos depois com a conquista do Campeonato Brasileiro de 1995 após a final contra o Santos - o primeiro Brasileirão do Botafogo.
Antes que os flamenguistas de plantão digam que Maurício estava empedido ou que havia cometido falta durante o momento do gol, O Homem do Canadá pedirá com muita educação e sutileza: calem-se. O Botafogo fez uma campanha limpa naquele ano, passou invicto durante todo o torneio e não se comportou de maneira diferente na grande final. Não havia jogador impedido, não houve jogada violenta, não ocorreu nada que pudesse impedir aquele gol. Cabe à torcida do Flamengo deixar a paixão de lado e aceitar que o Botafogo ficou 21 anos sem título pra quebrar a sequência em cima do Flamengo. Já se passaram 20 anos, pessoal, e ninguém mais questiona a conquista do Botafogo, senão os flamenguistas mais xiítas.
O fato é que essa vitória incomoda exatamente pela importância que ela tem: ganhar do Flamengo, ainda mais em decisão, nunca é tarefa fácil, não apenas pela forte presença da torcida, mas também pela própria paixão pelo clube que move muitos dos jogadores. Considerando todas as circunstâncias e o desdém da torcida rubro-negra até os dias de hoje, fenômeno mesmo foi ver o Botafogo papando aquele campeonato em cima do Flamengo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário