segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Melhores Momentos 2009 - Seção VIRABREQUIM: Quem Entende a Volkswagem?



Publicado em 30-10-9

O Homem Do Canadá fez uma pesquisa em links, orkut, sites de jornais e revistas especializadas e descobriu que não são poucos os consumidores insatisfeitos com os mais recentes lançamentos da Volkswagen do Brasil, em especial o Gol Geração 5 e o novo Voyage. Entre motores batendo aos 13 mil km rodados sem razão aparente a não ser o próprio desgaste precoce do equipamento, párabrisas que trincam do nada e freios que podem deixar os condutores na mão de uma hora para outra, descobri que a VW lançou os novos Gol e Voyage deixando a desejar no quesito testes, usando os consumidores como verdadeiras cobaias e sendo obrigada a realizar inúmeros recall's e acertos diante dos problemas apresentados por suas novas crias. Exemplo clássico vem do Fox, há anos em linha e até hoje figurando nas chamadas para recall - causando a impressão de que a montadora não vai conseguir acertar a mão com o modelo - só alguns dedos de condutores que se atreveram a rebater os bancos traseiros. Interessante observar que as estratégias duvidosas da VW se aplicam a outros modelos. Só pra citar alguns exemplos:
- Em 1986, tirou o Fusca de linha (carro que sempre deu certo no Brasil, independente de se gostar ou não do besouro) quando este ainda ocupava o 2º lugar nas vendas entre os concorrentes na categoria(quem entende uma estratégia financeira dessas?) apenas para estimular as vendas do Gol Geladeira e da Parati Batedeira;
- Lançou o Apollo ainda pela Autolatina em 1990, com espaço para meio litro a menos de óleo, o que fez muita diferença ($$$) para compradores desavisados que ficaram no preju;
- Novo sucesso retirado de linha: o Santana. Aparentemente a VW tinha acertado em cheio com o Santana (o bom e velho "carro de corôa", ou Passat sedan), tendo este modelo apresentado mais problemas na parte de suspensão (o que nem chega perto das cagadas no Novo Gol). Apesar das boas vendas, tirou o carro de linha, sem um substituto à altura;
- Lançou o New Bettle a um preço tão exorbitante que, no lugar do Novo Fusca, é melhor comprar um GM Vectra que é muito mais carro e ainda te sobra troco pra pagar o seguro.
E enquanto a VW do Brasil mete os pés pelas mãos com suas trapalhadas, a Fiat segue líder de mercado (se não me engano há 3 anos consecutivos), dando uma verdadeira poeira em sua rival e 2ª colocada.
Daí O Homem Do Canadá pergunta: QUEM ENTENDE A VW?

Nenhum comentário:

Postar um comentário