segunda-feira, 10 de maio de 2010

Agora, Falando Sério: As Regras Não Valem Quando Os Porcos Têm Vícios.


A aprovação do projeto Ficha Limpa não se faz garantia de que passaremos a ter fichas mais limpas na política brasileira daqui para frente. Isso porque, a maioria daqueles que tem motivos para temer a nova lei, em geral, possuem larga experiência com as engrenagens sujas que movem o lado darthvaderiano do poder.
Não lhes faltarão laranjas e toda a sorte de documentos nebuosos para que possam aproveitar-se ilicitamente de qualquer boa oportunidade para o ganho pessoal, familiar, matrimonial ou do tipo "ação entre amigos e apadrinhados" - o que, nao raro, se reverte em prejuízo aos recursos públicos.
As leis podem intimidar e até impôr novos paradigmas a uma sociedade. Porém, por melhores que sejam, não são capazes de transformar a essência das pessoas: o que todos somos é coisa que vem de berço, vem de criação, vem de exemplos e até de nós mesmos. Por conta disso, as verdadeiras fichas limpas serão sempre aquelas nas quais a ética já ocupou um espaço que jamais seria tão bem adequado ao temor de uma lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário