quarta-feira, 9 de junho de 2010

Retrato Em Branco & Preto: Como Esquecer a Rádio Relógio AM?

Se hoje podemos contar com dispositivos de toda a sorte para nos orientar em relação ao tempo, até meados da década de 90 tínhamos a Rádio Relógio AM como opção garantida de boa pontualidade. Se precisássemos acertar um clássico relógio de pulso Orient, ou a então recém-chegada tela de cristal líquido do G-Shock ou ainda o bom e velho despertador à corda, lá estava aquela preguiçosa voz feminina que, de minuto em minuto, nos fornecia a hora certa antes dos três apitos de um segundo: “tap, tap, tap”, seguidos pelo melódico tic-tac de relógio por outros 57 segundos.
Mas nem só de horas, minutos e segundos vivia a Rádio Relógio AM. Em meio a rápidas lições de conhecimentos gerais narrados por seus simpáticos locutores – geralmente finalizados com o bordão “Você Sabia?” -, eram anunciadas as propagandas que mantinham a rádio - tudo a pique de uma corrida de cavalos! Afinal, os locutores tinham de fechar cada enquête em menos de um minuto: logo ela estava de volta, a preguiçosa voz feminina, tão exata quanto o Big Ben. Muito por isso a emissora, ao menos em sua fase áurea, não tocava música – porém transmitia rápidos programas jornalísticos, sobre os lançamentos do cinema e outras atividades culturais.
Comprada nos anos 90 pela Igreja Nova Vida e vendida anos depois para o grupo do pastor R.R. Soares, a essência do que foi a Rádio Relógio AM desapareceu com o passar do tempo, passando de mão em mão na mesma proporção em que passou da informação à programação religiosa. Mesmo com o advento da Internet, o áudio original que marcou gerações das décadas de 70 e 80 tornou-se material muito raro. Mas não dá pra esquecer a saudosa Rádio Relógio AM, uma emissora engolida pelo mesmo tempo que, durante tantos anos, ajudou a marcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário