terça-feira, 29 de junho de 2010

Retrato Em Branco & Preto: Como Esquecer A Instamatic?

Você provavelmente não daria nada por ela hoje, mas estaria radiante durante dias se ganhasse uma delas nas décadas de 70 e 80. As câmeras Kodak Instamatic tiveram um papel importante na vida de muita gente durante os anos em que foi produzida. Por ser uma máquina voltada ao cidadão comum, com poucos recursos mas de uso simples, podia ser levada a qualquer lugar e empregada na retratação de batizados, casamentos, passeios na praia ou encontros com a pessoa amada. Em geral, colocava-se um flash descartável e limitado a quatro fotos – o que levava o usuário a ter de escolher em quais poses não abriria mão deste recurso. Mas havia a opção de adquirir o flash definitivo, acoplando o equipamento na parte superior da máquina e assim tirar tantas fotos quanto agüentassem as pilhas.
Criada pelo inventor Dean M. Peterson, a Instamatic foi fabricada nos EUA de 1963 a 1988 (no Brasil sua produção se estendeu até 1990). Utilizava rolo de filme 126 (fora de linha há anos) e alguns de seus modelos vinham com um anel na lente que permitia regular o flash nos dias nublados ou ensolarados.
Hoje a Instamatic tornou-se um relicário capaz de nos remontar a momentos nostálgicos de nossas existências. Mas seu legado está eternizado nos momentos registrados nas incontáveis fotos tiradas e nas boas lembranças daqueles que tiveram a oportunidade de posar diante de suas lentes e chegar aos dias de hoje com histórias para contar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário