terça-feira, 8 de junho de 2010

Seção Cult: Chico Buarque, "Construção" (1971)

Um disco ousado, à frente de seu tempo, considerado por alguns como um divisor de águas na carreira de um dos maiores nomes da música brasileira. Lançado pela Phillips em 1971, no auge do Regime Militar, o LP “Construção”, de Chico Buarque de Hollanda, é tudo isso e muito mais.
Por si só, a música que dá nome ao disco é um dos maiores clássicos da História da MPB, cuja letra, mesmo nos dias de hoje, aquece discussões desde os meios acadêmicos às mesas de bar. Porém, Chico nos brindou com outras pérolas, todas reunidas no mesmo trabalho, como “Cotidiano”, “Olha Maria” (em parceria com Tom Jobim), “Samba de Orly” (com Tom e Vinicius de Moraes), “Minha História”, “Deus Lhe Pague” e “Cordão” – esta última possivelmente a mais atrevida entre as canções, ao menos para os padrões da época.
Atualmente fora dos catálogos das gravadoras, a versão em CD de “Construção” é raríssima e o LP original, mais ainda. Todavia, é o tipo de disco que merece ser garimpado por quem pretende possuir em sua discoteca pessoal um trabalho indubitavelmente indispensável. Afinal, “Construção” é tudo isso e muito mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário