domingo, 25 de julho de 2010

Seção Cult: "Rambo - Programado Para Matar"

Sei que o visitante pode dizer que não está nem aí para qualquer coisa relacionada ao ator Silvester Stallone depois de suas recentes piadinhas esdrúxulas a respeito do Brasil. Todavia, não estamos tratando do ator em si, mas do filme protagonizado por ele em 1982, quando Stallone se esforçava para mostrar que tinha algum talento.
Esqueçam tudo o que foi produzido a respeito de Rambo após este filme. Basta fingir que as seqüências carniceiras nunca existiram. “Rambo – Programado Para Matar” (“First Blood”) é um filme sério, baseado no romance homônimo de David Morrell e que mostra a difícil readaptação de John Rambo, herói da guerra do Vietnam que, ao retornar para os Estados Unidos, passa a ser tratado com desprezo e preconceito pela sociedade.
Diferente das infelizes seqüências, não há chacinas neste primeiro filme: somente um homem morre e trata-se de um policial que cai acidentalmente de um helicóptero.
Rodado na Colúmbia Britânica, Canadá, o filme conta com belos cenários e várias seqüências de ação, muitas das quais Silvester Stallone dispensou dublês, chegando a quebrar algumas costelas na cena em que Rambo pula de um desfiladeiro sobre a copa de árvores próximas. Destaque para a excelente atuação de Brian Dennehy (de “Cocoon” e “Mistério no Parque Gorki”), no papel do xerife que tenta caçar Rambo, mas acaba virando a caça. Programa cult de qualidade, exatamente por ser o menos lembrado e, ao mesmo tempo, o melhor entre os filmes produzidos com o personagem Rambo .

Nenhum comentário:

Postar um comentário