sábado, 23 de outubro de 2010

Seção VIRABREQUIM: Os 10 Carros Mais Importantes Da História

6º Lugar: Rolls-Royce Phanton

Sinônimo de luxo, opulência e classe, os automóveis da Rolls-Royce ocupam a 6ª posição de nosso ranking dos carros mais importantes da História. Preferido entre presidentes, monarcas e mega-empresários, os modelos fabricados pela Rolls-Royce são suntuosos, silenciosos e caros, muito caros - possuir um deles, com a tradicional grade do radiador e a famosa mascote "Espírito de Êxtase", é privilégio reservado a poucos.
Fundada em 1906 por Frederick H. Royce e Charles S. Rolls, a Rolls-Royce sempre primou pela qualidade na produção praticamente artesanal de seus automóveis. Do Silver Ghost de 1906 ao atual Rolls-Royce Phanton, os modelos da Rolls-Royce encantaram os olhos dos apaixonados por carros - e escancararam os bolsos daqueles que puderam - e dos que ainda podem - pagar por eles.
Privatizada por duas vezes (a primeira em 1971 e, depois, em 1987) e já tendo feito parte da empresa britânica Vickers, desde 1998 a Rolls-Royce é propriedade do grupo BMW, que enfrentou uma longa batalha judicial com a Volkswagem pela disputa da marca (processo encerrado apenas em 2003, com a VW adquirindo os direitos sobre a grade do radiador, a mascote e a linha Betley, a Vickers com o segmento de aeromotores e a BMW com os direitos sobre o nome Rolls-Royce).
Os automóveis Rolls-Royce (representados aqui pelo atual Phanton) amargam o 6º lugar pela falta de preocupação por parte da empresa em criar linhas de veículos mais populares que bem poderiam ter salvado a montadora e evitado sua atual fragmentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário