quarta-feira, 9 de março de 2011

Seção Cult: "Butch Cassidy And The Sundance Kid" (1969)

Numa época em que os faroestes são raros e, talvez por isso, os poucos rodados fiquem acima da média, muitos acabam esquecendo que o gênero já foi bem mais popular. Entre produções medianas, clássicos do western spaghetti e verdadeiras obras-primas como “Era uma vez no oeste”, o apetite do público para os chamados “filmes de bang bang” parecia ilimitado entre as décadas de 1950 e 1960. E foi justamente ao final deste período que o público conheceu o excepcional “Butch Cassidy and the Sundance Kid”.
Rodado em 1969 e estrelado por Paul Newman e Robert Redford como Butch e Sundance respectivamente, o filme foi inspirado na história de dois ladrões que, ao lado do Bando do Buraco Na Parede, infernizavam os bancos do meio oeste dos EUA e os trens da Union Pacific no final do século XIX, com sucessivos assaltos. Dirigido por George Roy, “Butch Cassidy and the Sundance Kid” faturou quatro das sete indicações ao Oscar que recebeu – incluindo melhor roteiro e melhor canção original, a inesquecível “Raindrops Keep Fallin' On My Head”, de B.J. Thomas.
É fato que, diferente do que mostra o filme, os verdadeiros Butch e Sundance nunca foram pegos – nem sequer fugiram dos EUA para a Bolívia. Na verdade, viveram na Argentina como fazendeiros até 1905, quando finalmente os investigadores estiveram próximos de colocar as mãos na dupla, o que levou Butch e Sundance a fugir uma outra vez, sem deixar rastro. Porém, isso não desabona a qualidade do filme, item precioso em qualquer videoteca que se preze.

Nenhum comentário:

Postar um comentário