sábado, 23 de abril de 2011

Seção Cult: Soda Stereo - "Cancion Animal" (1990)


Corria o ano de 1990 quando a já consagrada banda argentina Soda Stereo lançou aquele que viria a ser considerado o 2º melhor álbum do Rock latino-americano: “Cancion Animal”. Gravado nos estúdios da então CBS (atual Sony Music), é o disco preferido por 11 em cada 10 fans do grupo. Reunindo pérolas como “Um Millon De Años Luz”, “1990”, “Hombre Al Agua”, “De Musica Ligera”, “Entre Canibales” e “(En) El Septimo Dia”, o álbum desfila de maneira amadurecida pelos estilos Rock experimental, hermético e punk que marcaram a banda ao longo de praticamente três décadas de intensa atividade.
Corria o ano de 1982 quando Gustavo Cerati, Zeta Bosio e Charly Alberti se reuniram para formar o Soda Stereo. Já em 1984 gravaram o 1º LP e mantiveram-se juntos até 1997, quando a banda anunciou que encerraria suas atividades, frustrando milhões de fans tanto na Argentina quanto nos demais paises da América Latina. Porém, 10 anos depois, o Soda Stereo voltou a se reunir na turnê “Me Verás a Volver”, para delírio dos fans que lotaram os locais onde o grupo se apresentou.
No Brasil o Soda Stereo não é muito conhecido – a velha história da barreira cultural imposta por nossa língua portuguesa – mas já fez suas incursões por aqui, como no caso da canção “De Musica Ligera” – considerada a 4ª melhor música do Rock mundial – que ganhou uma desastrada versão lançada pelo Capital Inicial (“À Sua Maneira”). Melhor ficar com o original e tentar garantir na sua discoteca um exemplar do excelente “Cancion Animal”, sem dúvida um dos melhores discos do mundo - muito comum nos paises de língua espanhola, mas ainda cult por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário