terça-feira, 12 de abril de 2011

Seção VIRABREQUIM: Não Tem Como Dizer Que o Airbag Já Encheu o Saco!


Para quem dirige um carro mais antigo, o Airbag parece um luxo distante. Para quem possui um veículo mais novo, o dispositivo é um item rotineiro – condição que passará a ser obrigatória a partir de 2014, quando todos os automóveis produzidos no Brasil deverão sair de fábrica equipados com o dispositivo. Por conta disso, O Homem do Canadá preparou uma seleção de informações sobre este eficaz e cada vez mais essencial recurso de segurança.
•O Oldsmobile Toronado foi o primeiro carro a possuir Airbag, ainda na década de 1970. De início apenas para o condutor, mas logo passando também a proteger o carona. O Airbag frontal reduz em até 61% as lesões causadas por acidentes;
•O Airbag funciona a partir de uma central eletrônica que aciona as bolsas de acordo com a intensidade da desaceleração, processo esse que ocorre em milésimos de segundos. As bolsas murcham em seguida, de modo a evitar a asfixia das pessoas no interior do veículo. Vale lembrar que pequenas colisões não são capazes de ativar o dispositivo – porém, em caso de acionamento, as bolsas devem ser trocadas ou mesmo todo o sistema;
•Atualmente existem algumas ampliações do dispositivo, tais como os “side-bags” instalados nos bancos ou portas e que tem por objetivo proteger passageiros e motoristas. Há ainda os Airbags de janela que protegem toda a lateral, os Airbags de cortina ou “window bags” que são instalados no teto dos veículos e buscam proteger as cabeças dos ocupantes e, por fim, o Airbag de joelho que, em caso de acidente, envolve as pernas do condutor;
•Nunca é demais lembrar que o equipamento é projetado para durar toda a vida útil do automóvel, sendo necessária apenas uma manutenção preventiva a cada 10 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário