sexta-feira, 13 de maio de 2011

Seção VIRABREQUIM: Carro Parado, Prejuízo Dobrado!


É fato que muitos motoristas fazem questão de ter todo o cuidado possível para manter seus carros no melhor estado possível. Tal zelo pode ser justificado pela própria natureza do proprietário ou por sua preocupação em não cair no estereótipo do “motorista-cupim”, aquele que detona com o automóvel em pouco tempo - daí a expressão “carro de garagem” ser utilizada como sinônimo de “veículo em bom estado”.
Porém, deixar o automóvel parado por muito tempo para mantê-lo inteiro ou ainda pela pouca oportunidade de uso pode ter um efeito inverso ao esperado, trazendo mais malefícios do que benefícios. Confira na Seção VIRABREQUIM de hoje o que você precisa fazer caso seu possante tenha de passar por um longo período de férias:
Até 1 mês: não é necessário fazer nada. É preciso apenas estar atento à carga na bateria caso o carro custe a pegar;
De 1 a 6 meses: se for para ficar parado durante todo esse tempo, convém ao proprietário calibrar os pneus com 20% a mais do que a pressão recomendada pelo fabricante e desligar o cabo da bateria;
De 6 meses a 1 ano: realizar o procedimento anterior, deixando o veículo suspenso sobre cavaletes. Antes de dirigir é preciso verificar a calibragem dos pneus e, caso o carro não ligue, levar a bateria para recarregar. Também é necessário trocar o óleo do motor, verificar os níveis do fluido de freio e do sistema de arrefecimento e, se for o caso, da direção hidráulica;
Acima de 1 ano: o ideal é levar o carro para uma revisão completa na oficina como medida preventiva a possíveis problemas nos freios e na suspensão devido à inatividade. É recomendável conferir se mangueiras e retentores estão ressecados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário