quarta-feira, 8 de junho de 2011

As Coisas Esquisitas Desta Vida: O Lugar De Um Homem


A liberdade está à espreita sob os verdejantes caminhos da pradaria. Uma liberdade que não se conquista com lutas e não é provida de glórias, mas a liberdade inerente ao homem, natural à sua condição de ser, de estar, de viver, experimentando a sensação elementar aos que são livres, materializando o regozijo de um direito universal.
O lugar de um homem é inserido à liberdade que lhe caiba de direito e da qual não seja levado a abrir mão. É essa liberdade que concederá sentido a sua existência, guiando-o à apaziguadora plenitude de estar em seu lugar. Só então espalhará a boa essência de ser livre por toda a plenitude ao seu redor. O lugar resguardado ao homem em liberdade não se calcula na planta, nem se mede em escalas: corresponde ao abstrato poder de escolher o que se quer para, só assim, alcançar verdadeiramente o que se almeja.
A liberdade está à espreita sem que preceda uma escolha: direito de homens bons justos, ela caminha lado a lado com aqueles que, nela, acreditam. A espaçosa pradaria verdejante acolherá os pés daqueles que não desistirem de se manter livres. Mergulhar entre os sargaços do egoísmo e em lodaçais do destempero só leva o homem a exilar-se nas masmorras da solidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário