domingo, 5 de junho de 2011

Seção Ácaro - Grandes Momentos Da Propaganda: Cigarros Cubanos


Numa época de injustificável perseguição a fumantes, nada melhor do que lembrar os bons tempos em que a liberdade individual tinha mais prioridade do que repetitivas leis antitabaco – geralmente baseadas mais na vontade de estar na mídia de nossos políticos do que na preocupação real com a saúde e o bem-estar da população: afinal, se do contrário fosse, não teríamos hospitais públicos lotados por multidões de enfermos desesperados, além de médicos e enfermeiros mal remunerados e submetidos a extenuantes jornadas de trabalho.
Numa época em que socorrer uma criança ferida ou salvar a vida de um enfartado tinha mais importância do que alguém fumando num boteco, o cigarro Cubanos circulava por aí nas gôndolas e nos bares. Tinha como slogan “O cigarro do homem” e custava apenas NCr$ 0,80 (vai saber quanto dá isso em valores atuais!).
Publicado no final da década de 1960 num jornal carioca de grande circulação, o anúncio dá o que pensar: afinal, um cigarro chamado Cubanos num tempo de suposta repressão por parte do Regime Militar parecia soar como um acinte. Há anos propagandas de cigarro estão proibidas no Brasil, como forma de evitar o estímulo ao consumo de tabaco: é apenas mais um infeliz exemplo da repressão cada vez mais comum à suposta democracia dos dias de hoje!

Nenhum comentário:

Postar um comentário