sábado, 4 de junho de 2011

Seção VIRABREQUIM: Cuidado Para Que o Pneu De Seu Carro Não Se Transforme Numa Furada!


Até cerca de uma década atrás, o fim dado aos pneus usados poderia ser considerado um problema insolúvel: não se sabia direito o que fazer a eles, reservando aos pneus o destino comum de serem lançados no meio ambiente, onde levam milhares de anos até que se degradem - isso pra não falar dos depósitos de dengue quando estocados a céu aberto.
Hoje os pneus ainda constituem um problema, mas não por falta de opções de reciclagem e reaproveitamento. De massa asfáltica a aditivo para cimento, todo o pneu pode ser reutilizado - mesmo a malha de aço – e assim ocupar um espaço melhor do que rios, lixões e fundos de borracharias.
Todavia a indústria da reciclagem de pneus é ainda muito incipiente no Brasil, prevalecendo o mal uso dessa rica matéria-prima. Muito por isso, cabe a cada condutor garantir que os pneus carecas de seu carro não venham a a ter como destino a natureza.
Opções caseiras existem: nas garagens das casas, podem ser usados como protetores das paredes, evitando arranhões e amassos; nos condomínios, podem ser colocados também nas paredes e pilastras da garagem, evitando incidentes com os carros dos condôminos; vasos de plantas, móveis artesanais e até isolantes de corrente elétrica podem ser outros destinos viáveis aos velhos pneumáticos.
Pneu careca é um problema cabeludo! Por isso, evitar que eles se desgastem rápido demais é bom negócio para o meio ambiente e, principalmente, para o motorista. Manter os pneus calibrados de acordo com as especificações que constam no manual do proprietário, o alinhamento em dia e respeitar o prazo de validade (5 anos) dos pneus, garantem uma boa economia para os proprietários de automóveis – e a natureza também agracede.

Nenhum comentário:

Postar um comentário