sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Seção TV Pra Ti Ver: “Terra De Gigantes” (Land Of The Giants)


Imagine que você está num vôo comercial suborbital e, de repente, sua nave é atingida por um estranho fenômeno que o transporta para um mundo semelhante à Terra, porém habitado por gigantes com mais de 70 metros de altura? Essa é a premissa básica da clássica série “Terra De Gigantes”, exibida originalmente entre setembro de 1968 e março de 1970 pela rede norte-americana ABC. Ao longo de suas duas temporadas, o seriado acumulou 51 episódios de 51 minutos (seria alguma referência à famosa Área 51, do caso Roswell?) e contou em seu elenco principal com Gary Conway (cap. Burton), Don Matheson (Dan Erickson), Don Marshall (Mark Wilson), Deanna Lund (a sensual Valerie), Heather Young (Betty) e Kurt Kasznar (no papel do inescrupuloso Alexander Fitzhugh).
Além de ter que lutar para sobreviver num planeta onde uma aranha se transforma num monstro ou um gato num faminto predador, os tripulantes da nave Spindrift se vêem diante de uma sociedade na qual os gigantes vivem sob um regime totalitário. Um dos principais algozes dos “pequeninos” é o inspetor Kobick, chefe da polícia política do planeta (que aparece apenas em 8 episódios, mas que se destaca na trama em parte pela interpretação brilhante do ator Kevin Hagen). Para amenizar um pouco as coisas, alguns dos gigantes são contrários a este governo ditatorial e ajudam os “pequeninos” – que, não raro, encontram outros terráqueos perdidos no planeta, na maioria vítimas de acidentes semelhantes ao da Spindrift.
Exibida no Brasil pela primeira vez em 1969 na TV Record de São Paulo, “Terra De Gigantes” já teve diversas reprises nos últimos anos, tanto em canais abertos quanto na TV por assinatura. Percebe-se também que a censura do Regime Militar “cochilou” em alguns episódios com temática política evidente (como no caso de “Os Guerrilheiros” e “Lavagem Cerebral”, por exemplo). Por outro lado, o mérito maior vai para os atores que demonstraram grande preparo físico para contracenar em cenários fabulosos, escalando cabos telefônicos, caixotes, calçadas gigantes ou utilizando utensílios imensos na ação entre as personagens. Tudo isso ajudou a tornar o visual da série muito real, bem distante da artificialidade resultante da computação gráfica dos dias atuais. Ainda não foram lançados DVD’s oficiais de “Terra De Gigantes” no Brasil, mas é possível adquirir material paralelo com boa qualidade em alguns sites especializados em séries antigas. Dá para matar saudades também na Rede Brasil, que tem transmitido o seriado semanalmente em sua grade de programação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário