sábado, 3 de setembro de 2011

Retrato Em Branco & Preto: Como Esquecer o Bonde?


Eles são práticos, baratos e ecologicamente corretos. Durante muitos anos cumpriram bem a função de levar as pessoas a seus locais de destino, movimentando as economias de diversas cidades do mundo sobre o balanço de seus trilhos e trajetos.
Os bondes tornaram-se um charme à parte nas costumeiramente enfadonhas paisagens urbanas, antes que fossem engolidos pelo sistema de ônibus que, diferente dos bondes, são poluentes e claustrofóbicos. A demanda por espaço para carros de passeio, táxis e caminhões de entrega aos poucos endossou o esfacelamento das linhas de bonde, condenando o sistema a uma morte lenta e irreversível.
Hoje restam poucos exemplares ainda em atividade, como o bondinho de Santa Tereza no Rio de Janeiro, onde o desastre ocorrido há uma semana serviu para mostrar o quanto a mente pequena de nossas medíocres autoridades demostrou seu descaso para com o sistema e seus usuários . Os bondes constituem uma interessante alternativa ao transporte público nos centros urbanos que, cada vez mais sem eles, tornam-se gradativamente mais fumacentos e menos charmosos.
(Imagem: O Dia On Line)

Nenhum comentário:

Postar um comentário