sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Seção Check-in: Turismo No Chade


Quando se trata de turismo no continente africano, logo pensamos em destinos tradicionais como as pirâmides de Gizé ou as savanas da África Subsaariana. Porém, no caso do pouco lembrado Chade, encontramos o melhor de dois mundos. Com um território abrangendo uma área de 1.284.000 km² e uma população que gira em torno de 10,3 milhões de habitantes, o Chade é cortado pelo Sahel – faixa de transição entre o Saara e as regiões centro-africanas mais úmidas – e, como conseqüência, apresenta clima tropical na parte sul de seu território e desértico nas áreas ao norte.
Independente da França desde agosto de 1960, o Chade tem em sua capital, N’Djamena, sua principal cidade. Considerada uma das comunidades mais animadas da África, N’Djamena tem como destaque o Museu Nacional, onde é possível conhecer, entre as diversas exposições, a cultura Sarh do século IX. Outro aspecto interessante é a vida noturna da capital: nos bairros mais ao norte, onde predomina a população árabe, o silêncio é quase absoluto – enquanto nos bairros mais ao sul, de composição religiosa variada, não é difícil encontrar música e bares.
Muito por possuir 40% de seu território ocupado pelo deserto do Saara é que o entorno do lago Chade mostra-se a região mais ocupada e economicamente importante do país. Apesar da contínua redução do nível de suas águas, ainda é possível apreciar a vida selvagem no lago, principalmente durante o período de cheias entre agosto e dezembro. Outra opção é o Parque Nacional de Zakouma, que dispõe de grande variedade de espécies, mesmo com a devastação causada por caçadores. Cortado pelo rio Bahr Salamat, o parque ocupa uma vasta planície e conta com serviços de guias que auxiliam os turistas nas visitações às suas belas paragens. Porém, se o visitante prefere programas mais urbanos, a cidade de Sarh é conhecida por seu importante centro de artesanato, onde o turista pode adquirir trabalhos em madeira, bordado ou pintura em estilo tradicional, todos realizados por artesãos locais. Para saber mais sobre turismo no Chade, visite:
http://www.tripadvisor.com.br/Tourism-g293778-Chad-Vacations.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário