sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Seção Cult: “O Monstro Da Lagoa Negra” (1954)


Lembra daquele tempo em que, para assustar as pessoas, os filmes de terror dispensavam banhos de sangue ou cenas de violência gratuita? Se não lembra e se só conhece as películas de horror abarrotadas de clichês e continuações intermináveis dos últimos 25 anos, então está precisando mergulhar um pouco mais nas águas sinistras de um tipo de cinema que se destacava pela criatividade em lugar da crueldade. “O Monstro Da Lagoa Negra” (Creature From The Black Lagoon) é uma ótima oportunidade para conhecer um pouco mais do chamado “terror psicológico”.
Produzido em 1954 e dirigido por Jack Arnold, tem em seu elenco Richard Carlson, Julie Adams, Richard Denning, Antônio Moreno, Nestor Paiva e Bud Westmore. Notabilizado pelo estereótipo do “filme B”, “O Monstro Da Lagoa Negra” assusta mais pelas situações de suspense criadas ao longo do roteiro do que pela criatura anfíbia que inspira a trama – que, aliás, se passa na Amazônia Brasileira, onde o pesquisador Carl Maia fotografa o que parece ser a nadadeira de um anfíbio tido como extinto – porém, ninguém nota a presença da criatura, que está viva e próxima a eles. Carl viaja para mostrar sua descoberta e obter apoio financeiro e, ao retornar com outros pesquisadores, descobre que dois de seus funcionários que haviam ficado no acampamento estavam mortos. A equipe parte então para a Lagoa Negra, local onde encontra a misteriosa criatura que acreditam tratar-se do elo perdido entre duas espécies, uma aquática e outra terrestre. No entanto, a criatura se mostra muito hostil, atacando sempre que possível os membros da expedição.
No Brasil, “O Monstro Da Lagoa Negra” tornou-se um filme muito raro: há tempos não é exibido por canais pagos e já vai longe a época em que era transmitido por emissoras de sinal aberto. Para piorar, também não se encontra mais disponível nos catálogos oficiais de lançamentos em DVD. Por isso, se tropeçar com algum velho disco nos sebos de cinema da vida, não perca a oportunidade de conferir este que, de tão despretensioso, acabou por se tornar um dos grandes clássicos do terror underground.

Nenhum comentário:

Postar um comentário