domingo, 9 de outubro de 2011

Seção Ácaro: Biotônico Fontoura


Só de olhar a estrela da Seção Ácaro desta semana já dá pra imaginar o quanto é antiga! Se neste anúncio publicado na década de 1940, o inesquecível Biotônico Fontoura já beneficiava 3 gerações, torna-se muito difícil supor quantas crianças cresceram com seu doce sabor marcando suas infâncias! Desenvolvido em 1910 pelo farmacêutico Cândido Fontoura para tratar da saúde frágil de sua esposa, o fortificante deu tão certo que seu criador fundou uma fábrica para produzi-lo em larga escala.
Concorrente direto do Elixir Nogueira e da Emulsão de Scott (o temido Óleo de Fígado de Bacalhau, que era muito saudável mas fazia a criançada torcer a cara!), o Biotônico Fontoura foi batizado pelo escritor Monteiro Lobato, então companheiro de trabalho de Cândido Fontoura no jornal O Estado De São Paulo. De lá para cá foram inúmeras campanhas publicitárias, que seduziam os pais com os bons resultados obtidos pelo produto – e os filhos que, em geral, apreciavam seu sabor qual tomassem vinho.
São mais de 100 anos deixando a garotada brasileira bem nutrida e animada – atualmente nem tanto, já que, desde 2001 – por determinação da Anvisa –, os 9,5% de álcool etílico (que, nas primeiras décadas, correspondia a 19,5% da composição) foram retirados da fórmula do fortificante e de qualquer outro produto destinado às crianças. Também os fabricantes mudaram com o tempo: na década de 1990, o Biotônico Fontoura passou a fazer parte da DM Farmacêutica que, pouco depois, o vendeu a marca à Hypermarcas, atual responsável pelo produto. Mas disso independe o jingle famoso que consagrou o fortificante no final dos anos 1970: “Bê-a-bá, Bê-e-bé, Bê-i-Bi...otônico Fontoura!”. Doces lembranças de bons tempos que não voltam mais – mas o Biotônico ainda está aí, talvez menos turbinado do que outrora, porém tão bom quanto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário