domingo, 18 de dezembro de 2011

Seção Ácaro: Máquina De Lavar Roupa Bendix


Houve um tempo em que nem toda a lavadora de roupas era uma Brastemp: bem poderia ser uma Bendix! Populares entre as donas de casa da época, que as consideravam pau para toda obra, as máquinas Bendix estiveram disponíveis no mercado brasileiro entre as décadas de 1960 e 1970, quando a empresa teve forte atuação por aqui.
Fundada nos Estados Unidos em 1924, a Bendix adotou uma política de “empresa faz-tudo”, que garantiu sua sobrevivência durante quase 60 anos. Porém, em 1983, a Bendix foi adquirida por outras corporações num verdadeiro processo de rateio de suas ações. Mas isso não significou o seu fim já que, atualmente, a marca pertence à Honeywell Corp., uma multinacional especializada no setor aeroespacial, mas que também atua nos segmentos de refrigeração, aquecimento, esportivo e até na produção de medicamentos. A Bendix iniciou suas operações no Brasil em 1967 e hoje figura no setor automobilístico produzindo fluido de freios, motores de arranque, pastilhas e sapatas de freio de alto desempenho.
Outro destaque do anúncio – que circulou em diferentes jornais no final da década de 1960 – é a rede de lojas Par. Especializadas em eletrodomésticos e miudezas para o lar em geral, as lojas Par possuíam diversas unidades espalhadas por bairros do Rio de Janeiro como Tijuca, Penha e Copacabana. Tanto as lojas Par quanto as lavadoras Bendix há décadas não existem mais, porém estão agora registradas na Seção Ácaro desta semana.

Site da Bendix: www.bendix.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário