quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Seção TV Pra Ti Ver: “Kojak”


Telly Savalas era um consagrado ator de cinema quando foi convidado para dar vida ao vigoroso detetive Theo Kojak. Transmitida pela rede norte-americana CBS entre outubro de 1973 e março de 1978, “Kojak” tornou-se um estrondoso sucesso que contabilizou 125 episódios ao longo de 5 temporadas. Chegou a ganhar uma nova versão na ABC em 1989, porém sem o mesmo êxito durante sua única temporada. Foram realizados dois telefilmes (“O Arquivo Bielorússia”, de 1985 e “O Preço Da Justiça”, de 1987) e, em 2005, a série foi novamente relançada por um canal a cabo, desta vez com Ving Rhames no papel título.
Contando em seu elenco principal com Kevin Dobson (como Bobby Crocker), Dan Frasier (no papel do capitão Frank McNeil), Vinci Conti (Rizzo), Mark Russel (Saperstein) e George Savalas (irmão de Telly, interpretando o detetive Demóstenes Stavros), “Kojak” mostrava a difícil rotina dos homens do 13º Distrito na Zona Sul de Manhathan. Comandados por Theo Kojak, um tenente durão completamente careca e com a estranha mania de chupar pirulitos, a equipe de investigação enfrentava assassinos, sequestradores e todos os tipos de perigos atinentes ao trabalho policial nas grandes cidades.
Ganhadora do Globo de Ouro de melhor série dramática de 1975, “Kojak” foi transmitida na época pela Rede Globo, com grande sucesso. Voltou às telinhas brasileiras na década de 1990 pelo canal pago Multishow e, mais recentemente, pelo TCM. Embora não seja exibida atualmente no Brasil, é possível adquirir ao menos a 1ª temporada da série, que possui lançamento oficial num box com 6 DVD’s. Menos mal se comparada a outras séries da época que, até hoje, esperam por um lançamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário