sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Seção VIRABREQUIM: Ninguém é De Ninguém e Todo Mundo é De Todo Mundo...


Nem sempre o que olhamos é realmente aquilo que parece ser! Este velho jargão vale para algumas das surpresas da vida, da natureza e também para os automóveis. Em geral, associamos os modelos dos carros às montadoras que os produzem. Porém, assim como em outros tipos de negócios, também a indústria automobilística passa por transformações nas quais, eventualmente, uma determinada fábrica assume o espólio deixado por uma outra – ou por outras, de acordo com a situação econômica das empresas.
Há quem não tenha a menor idéia, por exemplo, de que a Fiat, desde a década de 1960, é a verdadeira proprietária da famosa Ferrari, controlando ainda marcas famosas como a Alfa Romeo, a Lância, Abarth, Jeep, Dodge e, mais recentemente, a Chrysler. Outra gigante do mundo automobilístico é a Volkswagen: como se não bastasse possuir diversos modelos próprios espalhados no mundo inteiro, a VW é dona das cultuadas marcas Audi e Lamborghini, Bugatti (desde 1998) e Bentley (montadora inglesa mais conhecida por fabricar os carros de luxo usados pela Família Real Britânica), além de ter iniciado uma relevante sociedade com a famosíssima Porsche em março deste ano. Outro exemplo de destaque é a BMW, responsável pelo Mini Cooper e pelo Rolls-Royce e que também já foi dona da Land Rover, atualmente nas mãos da indiana Tata Motors, que por sinal se tornou fabricante do cultuado Jaguar – o mesmo Jaguar que, assim como a inglesa Aston Martin, já pertenceu à Ford. No extremo oriente, a briga no segmento de alto luxo encontra-se bastante acirrada entre a Toyota, que responde pela Lexus, a Nissan, fabricante do Infinity e a Honda, que corre por fora com o Acura.
Todavia, de uma coisa todos sabem: os que mais saem ganhando com a alternância de marcas e montadoras são os motoristas e apreciadores de carros, que podem manter viva a paixão por tais maravilhavas graças à sobrevida garantida pelas empresas que não têm medo de investir pesado nas boas idéias – e boas idéias são sempre passíveis de aprimoramento para que assim possam durar indefinidamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário