domingo, 19 de fevereiro de 2012

Retrato Em Branco & Preto: Como Esquecer a Televisão Colorado?


Ter uma televisão dentro de casa há tempos deixou de ser um luxo reservado aos mais abastados. Seja um aparelho com tela LCD, de todos os tamanhos possíveis e excelente qualidade de imagem, a variedade de opções e a facilidade de financiamento permitiram que grande parte dos brasileiros adquirisse um bom televisor. Isso sem mencionar o leque de opções de programação, consideravelmente ampliado a partir do advento da Tv por assinatura.
Mas nem sempre foi assim: durante as décadas de 1960 e 1970, as emissoras e retransmissoras de Tv do país se arrastavam, driblando as limitadas tecnologias da época e as dificuldades para manter no ar uma boa grade de horários. O rádio ainda reinava, principalmente nas regiões e cidades mais ermas do Brasil e a transição para a televisão ocorria de forma morosa. Foi nesse contexto de pioneirismo e superação que surgiu a Colorado Rádio e Televisão S.A., oferecendo, a preços mais acessíveis, a Colorado RQ. Com seu slogan “Prestígio e categoria com reserva de qualidade”, a empresa fez uso do futebol como ferramenta para popularizar a marca, tendo Pelé como garoto propaganda durante um longo período. Aproveitou os ganchos das Copas do Mundo de 1970/1974, disponibilizando aparelhos em praças públicas de pequenas cidades do interior durante a transmissão de jogos. Dois modelos em preto e branco se tornaram bastante conhecidos: a Colorado Iguaçu e a Colorado Ipanema, mas o fabricante chegou a produzir aparelhos à cores – uma grande novidade no país em meados da década de 1970.
A televisão era simples: tinha um botão que sintonizava canais de 2 a 13 VHF (televisores que contavam com o canal 1, em geral, tinham-no para transmissão UHF), outro para controlar o contraste e mais dois para acertar o horizontal e o vertical. O acabamento abusava de materiais plásticos e não eram raros os pequenos problemas com a regulagem da imagem, que costumavam irritar os proprietários. Todavia, não foi tanto pela simplicidade que a Colorado RQ desapareceu do mercado a partir de 1980: a concorrência se tornou mais acirrada a partir da entrada de marcas estrangeiras com preços igualmente acessíveis e qualidade superior. Para os saudosistas, resta a opção de sites de vendas como o Mercado Livre ( www.mercadolivre.com.br ) nos quais é possível adquirir um exemplar ainda funcionando e em bom estado. E por que não? Afinal, a Copa do Mundo de 2014 vem aí!

(Publicado em 25/06/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário