domingo, 26 de fevereiro de 2012

Seção TV Pra Ti Ver: “Baretta”


Com Robert Blake no papel do policial que dá nome à série, “Baretta” pode ser considerado um dos últimos clássicos de um estilo que, há tempos, anda meio fora de moda: o policial durão, capaz de detonar os bandidos e ainda ficar com alguma gata no final de cada história – neste caso, não um policial típico, mas um sujeito que faz uso de disfarces engenhosos para tapear os criminosos, não abre mão de um bom “X-9” (como Galo, interpretado por Michael D. Roberts), freqüentemente briga com seus superiores (inspetor Shiller, vivido por Dana Elcar na 1ª temporada e substituído pelo ator Edward Grover, no papel de Hal Brubaker, nas temporadas seguintes), vive no hotel de Billy (Tom Ewell), cujas instalações mais lembram um pardieiro melhorado e – mais estranho de tudo – ainda cria uma cacatua!
Exibida originalmente pela rede norte-americana ABC entre 1975 e 1978, “Baretta” somou 4 temporadas ao longo de seus 82 episódios. Surgiu após o fim de “Toma” – seriado de 1974, que retratava a história real de um policial que usava disfarces para efetuar um grande número de prisões, cujo cancelamento ocorreu após a recusa do ator Tony Musante em prosseguir no papel.
Bom para Robert Blake, que ficou mundialmente conhecido após o estrondoso sucesso de “Baretta” – e por sua conturbada vida pessoal em tempos mais recentes. No Brasil o seriado foi ao ar há alguns anos pelos canais pagos Multishow e Universal. Também não possui lançamento oficial em DVD – o que limita os fãs aos discos lançados no mercado paralelo ou às velhas fitas VHS ainda não mofadas. Se depender das distribuidoras, o Brasil continuará sendo o pesadelo dos colecionadores de séries antigas!

(Publicado em 08/12/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário