domingo, 26 de fevereiro de 2012

Seção TV Pra Ti Ver: “O Santo” (The Saint)


Quando o escritor Leslie Charteris criou a figura de Simon Templar como o detetive de uma série comum de aventura e mistério, não poderia imaginar que o personagem transformar-se-ia num agente secreto cheio de charme e estilo. Produzida no Reino Unido pela ITC e transmitida entre outubro de 1962 e fevereiro de 1969, a série “O Santo” teve ao todo 6 temporadas que somaram 118 episódio de 50 minutos (71 deles em preto & branco e 47 coloridos). Já foi exibida em mais de 60 paises e tornou-se muito popular nos Estados Unidos, onde foi ao ar originalmente pela NBC.
Estrelada por Roger Moore (que, tempos depois, se tornaria um dos mais carismáticos James Bond da famosa cine série “007”), “O Santo” levava ao público as perigosas missões de Simon Templar diante dos mais ardilosos inimigos, de terroristas belicosos a maníacos por tecnologias homicidas. Via de regra, os episódios começavam com alguém se referindo ao “famoso Simon Templar” para, em seguida, surgir um halo de anjo sobre Roger Moore – o ator então olhava para cima ou para a câmera, já acompanhado pela música tema da série. Episódios como “Rota De Fuga”, “O Dobro Em Diamantes” e “Convite Ao Perigo” figuram entre os melhores do seriado.
No Brasil, a série “O Santo” foi exibida na década de 1990 pelo canal fechado Multishow e, em 2006, voltou às telinhas tupiniquins pelo raríssimo Retro Channel (mesmo sendo pago, é uma opção de difícil acesso a grande maioria dos assinantes brasileiros). Quanto à disponibilidade em DVD, melhor os fãs esquecerem, pois até hoje nunca foi lançada – diferente dos Estados Unidos e da Europa, onde há farto material disponível. Tornou-se mais um exemplo do quanto as distribuidoras nacionais se mostram um caso sério, do tipo que nem Simon Templar conseguiria resolver!

(Publicado em 13/07/2011)

2 comentários: