segunda-feira, 12 de março de 2012

Seção Cult: “Ação Entre Amigos” (1998)


Ora exacerbados por retóricas inócuas, ora conceituais ou subjetivos em demasia, os filmes nacionais costumam não agradar ao grande público. E não se pode delegar culpa à ausência de qualidade técnica, já que profissionais de elevado gabarito não estão em falta nas principais produtoras tupiniquins. O problema é que, excetuando-se películas de forte apelo popular, boa parte das plateias brasileiras não se mostra muito disposta a acompanhar discussões filosóficas ou utopias políticas inerentes a alguns de nossos filmes, que acabam saltando dos estúdios direto para as prateleiras de DVD's ou para o limbo das grades de programação de alguns canais de TV por assinatura.
Se o prezado visitante é do tipo que dispensa ideologias baratas e não abre mão de uma história de tirar o fôlego, então o filme “Ação Entre Amigos” foi feito para você. Produzido em 1998 e dirigido por Beto Brant, o longa tem em seu elenco principal Leonardo Villar, Zécarlos Machado, Cacá Amaral, Carlos Meceni, Genésio de Barros e Melina Athis. De maneira contundente, mostra o drama vivido por quatro amigos que, no passado, tiveram grande participação em grupos de guerrilha urbana na luta contra o Regime Militar que governava o Brasil no início da década de 1970. Mais de 30 anos depois os quatro se reencontram para, juntos, se vingarem do homem que, durante aquele período, os torturou implacavelmente. O problema é que nem todos concordam com a ideia de vingança, preferindo deixar o passado para trás – o que resulta num conflito de interesses e segredos, capaz de prejudicar a antiga relação de amizade entre eles..
Tenso, ágil e objetivo, “Ação Entre Amigos” não é o tipo de filme para ser visto com a vovó acomodada na poltrona da sala – dependendo, é claro, do que a vovó aprontou há três ou quatro décadas atrás. Destaque para as atuações magistrais de Leonardo Villar e Zécarlos Machado. “Ação Entre Amigos” merece todos as reverências e, por isso, não pode faltar em qualquer boa coleção. Indubitavelmente, figura entre os melhores filmes brasileiros produzidos no final da década de 1990.

(Publicado em 21/12/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário